terça-feira, 8 de agosto de 2017

Análise do discurso

As palavras servem para comunicar ideias, sentimentos e pensamentos, muitos utilizam recursos para ocultá-los ou dissimulá-los. Nem sempre as intenções na comunicação são explícitas, existem recursos como, por exemplo, as figuras de linguagem.
As figuras de linguagem são excelentes para a Estilística, mas para o discurso ideológico nem tanto. O problema é que muitos não percebem o que está embutido nesses recursos, ideologias disfarçadas de estilística.
Tem gente com graduação, pós e mestrado que não entende figuras de linguagem. Vejo isso na rede social, ironias (consiste em dizer o contrário do que se pretende) e metáforas (é a comparação de palavras em que um termo substitui outro) levadas ao pé da letra.
Algumas vezes os autores dos textos precisam se explicar, pois foram mal interpretados, fruto do analfabetismo funcional que assola nosso país.
Um dos recursos dos mais utilizados é o eufemismo (que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão), algumas vezes tenho dúvidas em relação à intencionalidade do uso. O fato é que muitos não se dão conta do pacote comprado com uma simples expressão/palavra.
Vou usar o exemplo do qual tenho mais conhecimento.
Aborto (interrupção da gravidez) é um eufemismo para o assassinato de bebês, recentemente o assassinato de bebês ganhou outro eufemismo, mais sofisticado para encobrir o assassinato: direito reprodutivo.
Eufemismo é uma forma de tentar amenizar um fato utilizando palavras/expressões mais suaves, que parecem atenuar algo ruim. Afinal é melhor usar o termo aborto, pois assim ninguém é assassino!

Quer mais exemplos?
O MST invade ou ocupa terras?
Um homem de 35 anos que se relaciona com uma moça de 16 anos, é namoro ou pedofilia?
Não seja ingênuo, palavras/expressões definem ideias, o vocabulário evidencia ideologias.
Preste atenção ao que lê e ao que fala/escreve.


P.S: Etimologia/origem da palavra Aborto
     A palavra aborto tem origem etimológica no latim abortus, derivado de aboriri ("perecer"), composto de ab ("distanciamento", "a partir de") e oriri ("nascer"). O aborto é a interrupção de uma gravidez, e consiste na remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial, provocando-se o fim da gestação, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante técnicas médicas, cirúrgicas entre outras.
    

P.S 2:
A Análise do Discurso é uma ciência que consiste em analisar a estrutura de um texto e, a partir disto, compreender as construções ideológicas presentes no mesmo. O discurso em si é a construção linguística junto ao contexto social onde o texto se desenvolve. Ou seja, as ideologias presentes em um discurso são diretamente construídas e influenciadas pelo contexto político-social em que o seu autor está inserido. (CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.).


P.S 3: A repetição da expressão “assassinato de bebês” foi proposital para evidenciar a posição Pró-Vida. 


Nenhum comentário: